O que significa MDM?

O significado de MDM é Mobile Device Management, ou em português, Gerenciamento de Dispositivos Móveis. Esse conceito surgiu com a chegada dos Smartphones no mundo corporativo e a necessidade de monitorar, controlar e proteger esses dispositivo.

Desde o começo da década de 80, com a popularização do uso dos microcomputadores nas empresas, se criou a necessidade de um departamento exclusivo de gerenciamento dos recursos tecnológicos para processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, telecomunicação e todo e qualquer serviço relacionado a tecnologia. 

Ao longo dos anos, os profissionais de TI ganharam cada vez mais espaço dentro do mundo corporativo e os departamentos de Tecnologia da Informação se tornam essenciais para o bom andamento dos processos de uma empresa. 

Surgimento dos Smartphones no mundo corporativo

Já no começo dos anos 2000, os smartphones entraram em cena e rapidamente conquistaram o ambiente corporativo, tornando-se uma importante ferramenta no dia-a-dia dos colaboradores. Os departamentos de TI então se depararam com um novo desafio, expandir a gestão para os dispositivos móveis, monitorando, gerenciando e dando suporte a essa nova tecnologia que entrou no mercado. 

Mas como funciona isso tudo na prática? Por que eu preciso monitorar esses aparelhos? O que é BYOD? Quais são as possíveis utilidades de uma solução MDM? Como funciona o rastreamento por GPS? Existem diferenças entre IOS e Android para gestão corporativa? A solução de MDM serve para quais tipos de negócio? O investimento é alto?

Confira o nosso bate papo na íntegra sobre MDM com Arthur Motta, CTO da Dr Joe Technology e entenda melhor o funcionamento na prática.

Veja como a Dr Joe consegue te ajudar com desenvolvimento de sistemas e aplicativos móveis corporativos.