COMPUTAÇÃO EM NUVEM

O que é um Data Center?

Um data center é um lugar onde são armazenados e gerenciados grandes quantidades de dados e equipamentos chamados de servidores (computadores de alta performance). Esses servidores são usados para armazenar, processar e transmitir informações e são usados por empresas, governos e outras organizações para realizar suas atividades on-line. Um data center é um local especialmente projetado para garantir que os servidores fiquem protegidos e possam funcionar de maneira eficiente, com backup de energia, sistemas de resfriamento e medidas de segurança.

Qual tipo de data center é melhor para minha operação?

O tipo de data center mais adequado para sua empresa dependerá de vários fatores, incluindo o tamanho e a natureza do seu negócio, a quantidade de dados e aplicativos que você precisa armazenar e gerenciar, seu orçamento e o nível de segurança e confiabilidade que você precisa. Aqui estão alguns tipos comuns de data centers a serem considerados:

  • Data center físico: se sua empresa possui recursos e experiência para gerenciar seu próprio data center, criar uma solução interna pode ser uma opção. Isso permite que você tenha controle total sobre seus dados e infraestrutura, os bancos são um exemplo de empresas que utilizam data center próprio para alguns tipos de aplicação. Nós não recomendamos este modelo, visto a grande quantidade de opções confiáveis no mercado.
  • Data Center locado: Você ainda mantém o controle sobre seu hardware e dados, mas um provedor terceirizado cuida da infraestrutura e da segurança. Essa pode ser uma boa opção se você não tiver os recursos para gerenciar seu próprio data center, mas quer mais controle do que um provedor de nuvem oferece.
  • Cloud data center: um data center em nuvem é uma instalação remota que pertence e é operada por um provedor de nuvem. Você pode alugar espaço, recursos de computação e armazenamento com base no pagamento conforme o uso e acessá-los pela Internet. Essa pode ser uma boa opção se você não quiser gerenciar seu próprio data center.

Quais são os benefícios de contratar um provedor de data center?

Existem vários benefícios em contratar um provedor de data center, tais como:

Investimento inicial

Montar um data center próprio exige um investimento inicial considerável, diferente de contratar um provedor de data center, onde você paga mensalmente. Isso inclui o custo de construção, equipamentos e manutenção, exigindo recursos substanciais e expertise especializada para sua gestão eficaz.

Escalabilidade

Um provedor de data center pode oferecer uma variedade de serviços e recursos que podem ser ampliados ou reduzidos conforme necessário, o que pode ser útil se o seu negócio sofrer flutuações na demanda.

Especialização

Os provedores de data center têm conhecimento e experiência especializados em gerenciamento de data centers e podem oferecer um nível mais alto de segurança e confiabilidade do que você pode conseguir por conta própria.

Flexibilidade

A contratação de um provedor de data center oferece flexibilidade para escolher os serviços e recursos necessários, em vez de ficar limitado ao que você pode fornecer internamente.

Algumas dicas importantes para ajudar na hora de migrar para nuvem:

  1. Planeje a transição com cuidado: isso inclui avaliar a infraestrutura de TI atual e futura, identificar quais sistemas e cargas de trabalho são adequados para a nuvem e criar um roteiro para a transição.
  2. Determine o modelo de nuvem apropriado: Os três principais modelos de computação em nuvem são infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Determine qual modelo é mais adequado para as necessidades de sua organização.
  3. Selecione um provedor de nuvem: Pesquise diferentes provedores de nuvem e compare suas ofertas, incluindo recursos, preços, segurança e confiabilidade.
  4. Migrar os dados e aplicativos: isso pode envolver a re-arquitetura dos sistemas e cargas de trabalho para serem nativas da nuvem ou o uso de ferramentas para levantá-los e transferi-los para a nuvem.
  5. Monitore e otimize: depois que os sistemas e as cargas de trabalho estiverem em execução na nuvem, é importante monitorar seu desempenho e otimizar conforme necessário. Isso pode envolver ajustar a configuração, adicionar ou remover recursos ou modificar as cargas de trabalho para melhor atender ao ambiente de nuvem. A ajuda de um time de especialistas pode ser necessária.

Seguindo estas etapas, você pode ajudar a garantir uma transição tranquila e bem-sucedida para um data center na nuvem.

Quais são os principais fornecedores de data center em nuvem?

Existem vários fornecedores importantes de data centers em nuvem, vale um destaque para:

  • Amazon Web Services (AWS): AWS é uma plataforma de computação em nuvem que oferece uma ampla gama de serviços, incluindo computação, armazenamento, rede, análise e aprendizado de máquina. É um dos maiores e mais populares provedores de nuvem do mundo.
  • Microsoft Azure: Azure é uma plataforma de computação em nuvem e infraestrutura criada pela Microsoft. Ele oferece uma variedade de serviços, incluindo computação, armazenamento, rede e análise.
  • Google Cloud: Google Cloud Platform é uma plataforma e infraestrutura de computação em nuvem criada pelo Google. Oferece uma variedade de serviços, incluindo computação, armazenamento, rede e aprendizado de máquina.
  • IBM Cloud: IBM Cloud é uma plataforma e infraestrutura de computação em nuvem criada pela IBM. Ele oferece uma variedade de serviços, incluindo computação, armazenamento, rede e análise.
  • Oracle Cloud: Oracle Cloud é uma plataforma e infraestrutura de computação em nuvem criada pela Oracle. Ele oferece uma variedade de serviços, incluindo computação, armazenamento, rede e análise.

Esses provedores oferecem uma variedade de modelos de preços, recursos e níveis de serviço, por isso é importante avaliar cuidadosamente suas necessidades e comparar as ofertas de diferentes provedores antes de tomar uma decisão.

Conclusão

Os data centers são instalações que desempenham um papel vital no funcionamento de muitas organizações. Eles fornecem um ambiente seguro, confiável e escalável para armazenar, processar e gerenciar grandes quantidades de dados e aplicativos.

Existem vários tipos diferentes de data centers para escolher e a melhor solução para sua empresa dependerá de suas necessidades e objetivos específicos. Acesse a nossa página de Computação em Nuvem e On Premise ou fale com um de nossos especialistas para saber mais como podemos te apoiar.