O que é backup em nuvem?

backup em nuvem

O backup em nuvem veio aprimorar de forma significativa a rotina de manter cópias de segurança das informações processadas pelos computadores, uma prática fundamental desde que essas máquinas incríveis são utilizadas no ambiente empresarial. 

É inconcebível ter um excelente sistema de informações correndo o risco de perdê-las de alguma forma – erros lógicos, invasão de hackers, desastres naturais -, causando prejuízos muitas vezes incalculáveis. 

Uma vez que manter equipamentos e profissionais qualificados para garantir o bom funcionamento de uma estrutura de Cloud Computing requer investimentos pesados, grande parte das empresas opta pela terceirização. 

Definição básica de Cloud Computing 

Uma procura no Google trará milhares de definições para Cloud Computing, mas para simplificar ao máximo podemos dizer que é a entrega de diversos serviços de computação através da Internet, possibilitando um forte ritmo de inovação, flexibilidade de recursos e consequente redução de custos. 

O forte ritmo de inovação acontece porque, como a maioria das empresas utilizam estruturas de nuvem terceirizadas, elas se tornam ágeis para mudar suas estratégias sem perder investimentos em hardware, software e profissionais especializados. 

A flexibilidade de recursos acontece porque as empresas prestadoras de serviço de Cloud Computing oferecem uma enorme estrutura que será utilizada e tarifada de acordo com as necessidades de cada cliente. 

A redução de custos é uma consequência direta do uso otimizado da estrutura de computação em nuvem, principalmente considerando que esta estrutura é mantida por um prestador de serviços terceirizado. 

Uma prova concreta da importância da computação em nuvem no cenário mundial atual é o envolvimento de grande parte dos gigantes da tecnologia, como Amazon, Google, Microsoft, Oracle, entre outros. 

Vantagens do backup em nuvem 

As vantagens de fazer o backup em nuvem são inúmeras, mas podemos citar algumas delas de forma resumida: 

Economia 

Em tempos de alta competitividade e economias abaladas pela pandemia do Coronavírus, é claro que economizar recursos financeiros é algo que vem ganhando cada vez mais importância no cenário empresarial.

Como já foi dito anteriormente, o uso otimizado dos recursos na computação em nuvem faz com que a empresa pague somente pelo que utiliza, de forma análoga à cobrança pelo uso da eletricidade, por exemplo 

Segurança dos Dados 

Além da “segurança lógica”, fundamental para evitar ataques de hackers ou mesmo erros de operação, o backup em nuvem ainda resguarda a empresa de desastres físicos como inundações, incêndios etc. 

Nos dias de hoje, é muito importante trabalhar com criptografia de dados para garantir ainda mais a segurança das informações. 

Fácil acesso aos dados 

Especialmente depois do grande avanço no uso de equipamentos móveis como smartphones e tablets, a disponibilidade dos dados em nuvem ficou ainda mais importante, bem como a necessidade de fazer o backup desses dados para que sejam acessados e restaurados de uma forma simples e ágil. 

A compressão de dados utilizada nos melhores serviços de backup em nuvem também agilizam o acesso aos dados quando isto se faz necessário. 

Escalabilidade 

A escalabilidade está diretamente ligada ao fator da economia citado anteriormente, possibilitando que o aumento do volume de dados armazenados aconteça sem que haja necessidade de aquisição de software ou hardware. 

É claro que no caso de um prestador de serviços terceirizado, o contrato deve tratar do aumento do espaço utilizado, mas de forma geral estes custos são relativamente baixos. 

Tipos de backup (em nuvem) 

As estratégias de backup sempre existiram, independente dele ser feito na nuvem, onde continuam valendo, sendo que cada uma tem suas vantagens. 

Uma análise cuidadosa deve ser feita com especialistas no assunto para definir qual a melhor estratégia para cada empresa, dependendo de fatores como o volume de dados gerados e disponibilidade de mão de obra para a execução da rotina. 

Vejamos quais são os principais tipos de backup em nuvem: 

Backup completo 

Essa é a maneira mais básica de fazer o backup, que levará para a nuvem todo o volume de dados presente no(s) servidor(es) da empresa.

A restauração dos dados, em caso de necessidade, será feita de forma simples, gastando entretanto mais tempo para a execução. 

No caso destes backups completos, um ponto importante é determinar a periodicidade com que a rotina será executada, garantindo que em caso de restauração não haverá perda de informações. 

O volume de dados enviado para a nuvem é um fator que deve ser considerado para definir se a estratégia de backup completo deve ser adotada. 

Backup Incremental 

Oferecendo mais rapidez na execução da rotina de backup em nuvem, o backup incremental é feito apenas com os arquivos que foram alterados em relação ao backup anterior. 

A vantagem é que sua execução é mais rápida, mas o processo de restauração dos dados, em caso de necessidade, pode ser mais lento. 

Algumas empresas optam por uma combinação do backup completo, realizado de forma mais espaçada, com backups incrementais mais frequentes. 

Backup Diferencial 

Semelhante ao backup incremental, essa rotina leva para a nuvem os arquivos que foram modificados em relação ao backup completo inicial, não importando se eles foram alterados desde o backup mais recente. 

Quando o backup era feito em mídias físicas o backup diferencial era mais utilizado, mas com a facilidade do backup em nuvem, o backup incremental pode ser mais rápido e prático, garantindo da mesma forma a segurança dos dados. 

Conclusão 

Independente da estratégia a ser adotada, o backup em nuvem é uma solução muito competitiva em relação aos formatos anteriores que utilizavam mídias físicas. 

Em relação à estratégia – completo, incremental ou diferencial -, a frequência e o tempo gasto para uma possível restauração são fatores determinantes para a escolha. 

No caso de optar por terceirizar essa importante atividade da empresa, as vantagens são poder contar com especialistas para mostrar em detalhes os prós e contras de cada opção evitando os custos com profissionais que ficariam ociosos grande parte do tempo. 

Alguma dúvida sobre o backup em nuvem? 

Use o chat ao lado para entrar em contato ou agendar uma reunião para que possamos esclarecer de forma completa a importância de um trabalho cuidadoso que garanta a integridade das informações na sua empresa.