Qual é melhor: Google Workspace ou Microsoft 365?

Google Workspace Vs Microsoft 365

Quando os computadores chegaram de verdade ao mundo empresarial, ainda com o sistema operacional DOS, as primeiras ferramentas que se tornaram indispensáveis foram processadores de texto e planilhas eletrônicas.

Assim, processadores de texto como WordStar e WordPerfect, e planilhas eletrônicas como Lotus 1-2-3 e Supercalc, foram algumas das primeiras unanimidades nos escritórios.

No início, eram produzidos por software houses especialistas, mas principalmente com a chegada do Windows, algumas delas descobriram que ter um pacote com todos eles traria vantagem competitiva – assim surgiram as suítes de aplicativos.

Hoje, pouco mais de 30 anos depois, além de estarem disponíveis na nuvem, essas suítes contam com diversas ferramentas, que vão desde e-mail profissional a backup na nuvem, passando por ferramentas de comunicação essenciais no dia a dia das empresas.

Quem são os players?

A batalha entre estas suítes de aplicativos está hoje completamente polarizada entre Google e Microsoft, com suas ferramentas Google Workspace e Microsoft 365, que até pouco tempo se chamavam, respectivamente, G Suite e Office 365.

História resumida das suítes

Embora a Microsoft tenha largado na frente com seu serviço de e-mail Hotmail e programas como Word, Excel e PowerPoint, a verdade é que na transição do desktop para a nuvem a empresa perdeu muito terreno, que a Google tratou de ocupar de forma agressiva.

A partir do sistema de e-mails Gmail, a Google foi agregando ferramentas como calendário e agenda, de forma que passou efetivamente a puxar a fila, ou seja, a Microsoft foi quem passou a copiar as inovações que a Google foi lançando ao longo do tempo.

Primeiro passo da Google: domínio do Gmail

Assim que surgiu a tecnologia de Cloud Computing, a Google passou a oferecer mais qualidade e a primeira prova disso foi quando o Gmail dominou completamente o mercado, superando concorrentes fortes como Microsoft e Yahoo!

A maior concorrente, a Microsoft, reagiu muito mal ao movimento da mobilidade, e assim como perdeu a corrida nos smartphones para a Google, com o Android, ficou muito tempo apostando em sua solução desktop de e-mail, Outlook Express.

Dessa forma, o seu serviço de email Hotmail, que hoje se chama Outlook, ficou em segundo plano, sem observar que a Google apresentava melhorias impactantes no Gmail.

O mercado de suítes hoje

A partir do domínio do Gmail, a Google seguiu apostando em mobilidade, cooperação e computação em nuvem, criando sua suíte totalmente baseada na Web, para ser utilizada em navegadores como o próprio Google Chrome, líder desse mercado.

Embora a Microsoft disponibilize sua suíte offline, instalada em computadores desktop, a verdade é que, especialmente após a pandemia de Coronavírus, quando o trabalho remoto ganhou muita força, a maior habilidade de trabalhar na nuvem de forma colaborativa se tornou um grande diferencial da suíte Google Workspace.

O uso do ambiente Gmail, Google Drive, e ferramentas de comunicação e colaboração como Chat, Meet, Agenda e Drive, mostram claramente o direcionamento da Google para a computação colaborativa, que explora de forma inteligente o ambiente da nuvem.

Para quem usa Google Workspace, não só o armazenamento para compartilhamento de informações, mas até mesmo a importante rotina de backup utiliza o Google Drive, ferramenta sólida e estável, presente no mercado desde 2012.

Parâmetros para a escolha

Embora ambas as suítes sejam de qualidade incontestável, a definição pode se basear em alguns pontos que as diferenciam.

Abordagem

A definição passa pela compreensão de que a abordagem das empresas é diferente, com a Microsoft procurando oferecer vantagens no desktop e a Google se fortalecendo através de suas habilidades na nuvem, lembrando que a suíte Google Workspace já nasceu na Web.

Integrações

Se ter computadores rodando Windows no desktop pode ser uma vantagem para a Microsoft, o domínio absoluto da Google em ambiente mobile, com o sistema operacional Android, também facilita muitas coisas para a Google.

Com o uso intenso dos smartphones e a forte tendência de crescimento, uma suíte que facilite a integração com esse ambiente móvel representa uma vantagem competitiva.

Preços

Em relação aos preços, não há uma diferença significativa, mas a Google oferece condições mais atrativas para startups e PMEs, especialmente em relação à criação e manutenção de email com domínio personalizado e espaço na nuvem.

Prestadores de serviço

Esse é um aspecto muito importante na escolha da melhor suíte para sua empresa, pois não só a implantação, mas também a manutenção e suporte ao funcionamento dessa suíte, precisa de um bom prestador de serviços.

Alguns pontos que podem ser avaliados no processo de avaliação:

  • Experiência na implantação da suíte em segmentos diversos;
  • Experiência no suporte técnico ao funcionamento da suíte, pois como são diversas aplicações disponíveis, certamente esse será um ponto decisivo para que a suíte seja utilizada em todo seu potencial, ou pelo menos em grande parte dele;
  • No caso da escolha do Google Workspace, é importante contar com um prestador de serviços que tenha experiência na integração com o ambiente Windows, que possivelmente estará sendo usado nos computadores desktop;
  • Existem certificações de profissionais para o trabalho com as suítes e esta é, sem dúvidas, mais uma garantia da qualidade na prestação de serviços.

Conclusão

Embora a presença da Microsoft com Windows no desktop seja uma realidade, o expertise da Google na computação em nuvem torna o Google Workspace uma suíte com um direcionamento mais promissor para o futuro.

O diferencial no uso de e-mail profissional – @seudomínio.com.br – e do Google Drive, torna o Google Workspace claramente vantajoso para PME’s, mas para empresas de grande porte ele não fica devendo ao concorrente da Microsoft.

Em muitas situações, é o receio de fazer uma migração para o Google Workspace que mantém o Microsoft 365 nas empresas, mas hoje é possível escolher um bom prestador de serviços que garanta confiabilidade nessa migração.

Por ter nascido na nuvem e ter um time de inovação que se destaca claramente no mercado, a suíte Google Workspace é nossa recomendação.

Se você quer saber mais sobre Google Workspace, detalhes de suas diversas ferramentas e até sobre uma possível migração de forma tranquila do Microsoft 365, entre em contato conosco e terá todas as suas dúvidas esclarecidas.