Disaster recovery para pequenas e médias empresas

Segundo a Markel Direct, empresa americana especializada em seguros empresariais, 67% das pequenas e médias empresas não possuem um plano de Disaster Recovery. Isso significa que a maioria dessas empresas está vulnerável a perdas significativas em caso de um desastre que afete sua infraestrutura de TI. Mas afinal, o que é Disaster Recovery e por que é importante para as pequenas e médias empresas?

O que é disaster recovery?

Disaster Recovery é basicamente o processo de recuperação dos sistemas, aplicativos e dados de uma empresa após um desastre, evitando ou minimizando a interrupção da operação.

Quando falamos em desastres, geralmente a primeira coisa que vem à mente são os desastres naturais, como tornados, tsunamis e terremotos. Porém existem vários outros tipos de desastres que precisam ser levados em conta e que são bem mais comuns à realidade Brasileira. Como exemplo, podemos citar:

  • Incêndios, 
  • Quedas de energia por períodos prolongados
  • Ataques cibernéticos
  • Falhas humanas ou de equipamentos. 

E as pequenas e médias empresas são especialmente vulneráveis a esses desastres devido às suas limitações de recursos financeiros e humanos. Por isso, é super importante as empresas estarem preparadas para garantir a continuidade dos negócios mesmo diante dessas adversidades.

Plano de Disaster Recovery 

Para estar preparado em casos de emergência, é fundamental ter um plano de ação que minimize ou evite interrupções na sua operação. Existem três etapas fundamentais para um Plano de Disaster Recovery, que são: 

  1. Identificação de riscos e ameaças
  2. Análise de impacto nos negócios
  3. Desenvolvimento do plano de ação 

Cada etapa é essencial e deve ser pensada com cuidado e atenção.

Etapa 1 – Identificação de riscos e ameaças

A primeira etapa é a identificação dos riscos e ameaças que podem afetar a sua operação. Essa etapa parece simples mas é fundamental e consiste basicamente em avaliar quais são as ameaças mais prováveis de afetar a sua empresa.

Etapa 2 – Análise de impacto nos negócios

A segunda etapa é a análise de impacto nos negócios, que consiste em avaliar o impacto que cada ameaça pode causar na empresa. Por exemplo, se houver uma falta de energia no seu escritório e seu time trabalha de forma presencial, isso pode afetar a produtividade da empresa e a capacidade de atender seus clientes. É importante que a empresa identifique esses impactos e prepare-se para minimizá-los.

Etapa 3 – Desenvolvimento do plano de ação

A terceira etapa é o desenvolvimento do plano de Disaster Recovery. Nesta etapa, a empresa deve definir quais são as medidas que serão tomadas para lidar com cada ameaça identificada. Isso inclui a definição de procedimentos de backup, a preparação de planos de contingência e a definição de responsabilidades.

É importante testar o plano de Disaster Recovery regularmente para garantir que ele funcione corretamente em caso de necessidade.

Dica dos especialistas

Com cerca de  20 anos de experiência em Tecnologia da Informação, nosso CTO,  Arthur Motta listou as principais dores das pequenas e médias empresas que nos procuram para elaboração de um plano de Disaster Recovery e as principais soluções:

Telefonia IP

Existem diversas empresas que dependem do telefone para operar de forma eficiente, e em caso de um desastre onde a equipe tenha que operar de forma remota ou simplesmente perca acesso às linhas telefônicas, uma solução interessante é a telefonia IP.

A telefonia IP é uma tecnologia que utiliza a infraestrutura da internet para realizar chamadas telefônicas em vez de usar linhas telefônicas convencionais, assim os funcionários podem realizar chamadas e acessar recursos de comunicação a partir de qualquer lugar com uma conexão à internet, evitando a interrupção da operação.

Cloud computing (Nuvem)

Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, é a utilização da internet para acessar e usar programas, armazenar arquivos e realizar tarefas, sem precisar tê-los instalados no seu próprio computador ou em um servidor local. Basicamente, é como aproveitar recursos e serviços online, o que permite que você acesse suas coisas de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet. 

Pelo fato de você não armazenar dados no seu escritório, em caso de comprometimento do local de trabalho, você não perde nenhuma informação. E você ainda conta com a flexibilidade de permitir que seu time possa acessar arquivos e aplicativos de qualquer lugar usando qualquer dispositivo com conexão à internet.

Um último adendo é que os provedores de nuvem geralmente possuem sistemas redundantes, o que significa que seus dados são armazenados em diferentes locais. Isso adiciona mais uma camada de segurança, reduzindo ainda mais o risco de perda de dados em caso de falhas humanas ou de ferramentas. 

Backup de email, agendas e contatos

O serviço de Backup de Email, agenda e contatos é uma solução que permite proteger e preservar os dados de emails da sua empresa. Em caso de perda de emails devido a exclusão acidental, falha de hardware, ataque de malware ou outros eventos, o serviço de Backup de Email permite que você restaure esses dados perdidos. Recomendamos este serviço, mesmo para aqueles que utilizam o Google Workspace, Microsoft 365 ou qualquer outro serviço de email em nuvem.

O ponto mais importante nesse caso, além de preservar a informação, é a velocidade em que a recuperação da informação é feita. Com o Backup de Email você não precisa passar por longos processos de recuperação manual ou esperar pela restauração de um servidor inteiro. Em vez disso, pode selecionar os emails que deseja recuperar e restaurá-los prontamente, minimizando o tempo de inatividade e impacto nos negócios.

Backup de website

Muitas empresas têm o seu core business inteiramente atrelado ao seu website, e um ataque cibernético ou até mesmo uma falha humana, pode gerar prejuízos incalculáveis, ainda mais se falarmos de reputação. 

O serviço de Backup de Site é uma solução para proteger o conteúdo e os dados do seu site contra esses eventos. Ele envolve cópias de segurança de todos os arquivos, bancos de dados e configurações, armazenando-os de forma segura em um local externo.

É importante destacar que esse backup pode ser feito com a frequência que o seu negócio precisa. Por vezes, recebemos empresas que têm o seu backup feito diariamente e quando sofrem um ataque, acabam perdendo o conteúdo de um dia todo de trabalho, o que pode ser significativo dependendo do serviço prestado. Então entender a necessidade do seu negócio é crucial para escolher um plano de backup adequado.

Dicas extras

Duas dicas que vieram direto do nosso Gerente de Serviços de TI, Hudson Nunes, são em especial para aquelas empresas que necessitam manter arquivos físicos e que a operação não permite o trabalho remoto.

  1. Arquivos físicos
    Não é fácil manter uma estrutura adequada e segura para conservar arquivos físicos Utilize storage ou empresas especializadas em arquivamento, que contam com essa infraestrutura específica para essas necessidades.
  2. Co-working de emergência
    Se a sua operação não permite que os colaboradores trabalhem de forma remota, mapeie os Co-workings disponíveis na sua região e elabore um plano de emergência detalhado para, em caso de falhas, você deslocar o seu time para estas localidades. Claro que para isto, você tem que ter seus arquivos e emails já na nuvem. 

“O objetivo é sempre evitar ou reduzir o tempo de inatividade da operação em caso de desastre, e hoje em dia, a comunicação e o acesso às informações são sempre os mais importantes. Garantir que toda a informação necessária esteja na nuvem, ter backup de tudo atualizado e ter um sistema de telefonia IP, já é metade do caminho.” – Hudson Nunes – Gerente de Serviços de TI da DrJoe.

Conclusão

Entender as ameaças que fazem sentido para o cenário da sua empresa e entender os processos que são críticos para sua operação, são os primeiros passos para um bom plano de Disaster Recovery. Já a terceira etapa pode ser mais desafiadora, especialmente para pequenas e médias empresas que não tem um time de TI multidisciplinar. 

Por isso, contar com uma empresa parceira pode ser a alternativa com melhor custo benefício. A DrJoe tem mais de 17 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Entre em contato, nosso time de especialistas está pronto para lhe atender e tirar as suas dúvidas