Riscos e vantagens na terceirização de TI

Nosso time de especialistas elencou os principais benefícios e pontos de atenção no processo de terceirização de TI corporativo para você ques está estudando essa possibilidade.

Terceirização de TI

O outsourcing ou terceirização de TI acontece quando uma empresa contrata outra empresa especialista para lidar com suas necessidades em tecnologia da informação, como por exemplo:

  • Suporte remoto a usuários (Help Desk e Service Desk)
  • Gerenciamento de infraestrutura (Ambiente de rede, Datacenter, Cloud)
  • Gestão de segurança

No Outsourcing de TI o parceiro de terceirização se responsabiliza totalmente pelas atividades a que foi contratado e você se concentra nas atividades essenciais do seu negócio.

No entanto, também existem empresas que preferem manter sua equipe de TI interna já existente e contratar uma terceira para fornecer serviços e recursos adicionais. Por exemplos:

  • Alocação de recursos extras para complementar o seu time de suporte ou desenvolvimento.
  • Atendimento de primeiro nível para seus colaboradores (service desk ou help desk)

Geralmente as maiores organizações (médias e grandes empresas) praticam o Co-sourcing, uma vez que possuem orçamentos para a sustentação da área de TI e contratam terceiros quando as coisas esquentam.

Quais são as vantagens da terceirização de TI em uma empresa?

É claro que a terceirização de serviços já é uma atividade bastante comum para a maioria das empresas, então vamos dar uma olhada alguns benefícios que elencamos.

1. Custos mais baixos

Uma boa estratégia de terceirização de TI te dá flexibilidade para contratar e pagar pelo serviço adequado de acordo com a demanda da sua empresa, em algumas situações você paga somente quando realmente precisar dos serviços.

Quando você contrata serviços de terceiros, sua empresa deixa de investir em todo o processo de recrutamento, treinamento e reciclagem dos profissionais, pois quem faz isso é o seu prestador de serviços.  Outro ponto é não precisar se preocupar com custos trabalhistas, férias e substituições.

2. Qualidade dos serviços

Uma equipe de especialistas consegue atuar de forma preventiva e responder rapidamente a problemas e falhas que podem atrapalhar o bom andamento do seu negócio. Quando você terceiriza o seu TI, você contrata um alto nível de serviços e um time de sustentação com competências multidisciplinares e complementares entre si, que estarão prontos a lhe apoiar na hora que você necessitar. Você não ficará na mão!

3. Acesso à inovação

Uma boa empresa de serviços de TI estará em busca constante dos melhores produtos, ferramentas e tecnologia disponíveis no mercado para manter suas vantagens competitivas e poder se diferenciar de sua concorrência. 

Ao contratar seus serviços, você pode ter acesso rápido à inovação, irá melhorar seus processos e se tornará mais competitivo, aproveitando melhor as oportunidades apresentadas à sua empresa.

E quais são os riscos no processo de terceirização de TI da minha empresa?

Existem também alguns pontos de atenção na hora de considerar terceirizar o serviço de TI da sua empresa que devem ser analisados e ponderados. Os principais pontos são:

1. Exposição de informações sensíveis

A terceirização do serviço de TI implica na contratação de pessoas que estão fora do ambiente de trabalho da sua organização e que não foram selecionadas por você, certamente existe um risco em compartilhar algumas informações confidenciais da empresa com terceiros

Por isso, ser criterioso ao escolher a empresa é fundamental. É necessário que as informações sensíveis sejam identificadas e regras sejam definidas para proteger essa informação dentro de um contrato que inclua temas como LGPD, Segurança de Informação e Segurança Cibernética.

2. Contratar quem esteja preparado para acompanhar o seu crescimento

É importante avaliar empresas que consigam atender não só as suas demandas atuais, mas que estejam preparadas para apoiar o crescimento da sua empresa. 
Escolher uma empresa adequada é crucial para um processo outsourcing bem sucedido então avalie as competências técnicas oferecidas pela empresa, análise referências de serviços a clientes de seu e outros segmento de atuação, conheça a estrutura de quem irá te atender, entenda quem serão seus contatos no dia-a-dia,  busque informações sobre os principais executivos e avalie a sua reputação perante o mercado.

3. Dependência a contratos longos

Um último ponto a se destacar é a possível dependência devido a contratos de longo prazo. É justo que um bom prestador de serviços tenha contratos duradouros, porém é importante que a contratação atenda às expectativas de ambas as partes, então busque por avisos prévios não tão longos que deem flexibilidade na rescisão em caso de insatisfação com o serviço prestado.

Então a terceirização de TI vale a pena?

Sim, em conclusão o outsourcing de TI é uma ótima opção que pode ajudar  a sua empresa a reduzir custos e ficar sempre atualizada com as novidades do mercado de tecnologia da informação. Apenas esteja atento aos pontos elencados acima.